top of page

Las Leñas Ski Resort


Las Leñas é conhecida por ter a maior área esquiável da América Latina. Localizada na Cordilheira dos Andes e em solo argentino, ela atrai um público muito familiar. Comparando com Valle Nevado e Bariloche, a estação é muito pouco visada pelos brasileiros. Esta baixa procura talvez tenha relação com o “difícil” acesso e a baixa divulgação da estação pelas agências de turismo.

A estação apesar de ter a maior área esquiável da américa latina, é visada por muitos visitantes que são principiantes no esporte de neve. Isto por que de 29 pistas, somente duas são de nível avançado (preta). Com um extenso time de instrutores super bem treinados, as aulas acontecem o dia inteiro, podendo optar por aulas individuais ou em grupo.

Devido a posição bem ao sul na américa latina, os dias durante o inverno são mais curtos que o de costume. Além disso, a posição entre as montanhas fazem com que o sol nasça por volta de 8:00 e se ponha por volta de 17:30. Mas isso não deixa Las Leñas atrás de nenhuma outra estação, ela é uma das poucas da américa latina que possui Esqui Noturno (Night Ski). As terças quintas e sábados o teleférico TK Eros 1 fecha às 19:30.

Olhando o mapa, ao lado direito da Minerva fica o Snow Park. Ele possui vários tipos de boxes e rampas, todos de nível iniciante, ideais para treinar e praticar novas manobras. Teoricamente ele abre todos os dias, porém o funcionamento da pista fica a mercê da condição climática, podendo fechar em dias de ventos muito fortes ou nevasca.

Fonte: Las Leñas

Informações Gerais Altitude da base: 2240 m Altitude do topo: 34230 m Pistas Verdes: 4 Pistas: azuis: 13 Pistas Vermelhas: 10 Pistas Pretas: 2 Quantidade de Lifts: 14 Área esquiável: 17500 hectares

OBS.: As fotos desse post foram tiradas no início de julho de 2014, época em que eu estive em Las Leñas. Neste ano, a região leste das cordilheiras sofreram com a escassez de neve durante toda a temporada.

Infraestrutura

O que chamou bastante minha atenção em Las Leñas, foi o modo como os argentinos nos receberam. Apesar de na época estarmos no meio da copa do mundo (sim, eu assisti o Brasil perder de 7x1 em um bar argentino...e não.. não foi legal) todos os argentinos nos trataramsurper bem. Digamos que os moradores de Mendoza são muito acolhedores e simpáticos. Isso reflete bastante no modo como eles tratam os clientes, oferecendo um serviço impecável.

Apesar dos lifts não serem dos mais rápidos e dos mais novos, em geral, a estação é bem estruturada. Para garantir uma melhor qualidade de pista, mesmo nos dias de escassez de neve, a montanha é equipada estrategicamente com máquinas de neve artificial que funcionam durante a noite proporcionando sempre uma camada fresca de neve pela manhã.

Além de oferecer uma grande área esquiável, o centro de esqui disponibiliza outros tipos de lazer, como restaurantes no topo da montanha e com vista privilegiada. Depois de uma manhã cansativa, nada melhor do que almoçar no alto da montanha e apreciar a Cordilheira dos Andes. Las Leñas disponibiliza três restaurantes e um coffee shop que ficam distribuídos pelo terreno esquiável.

Na base da montanha há vários restaurantes, sendo um deles o mais popular entre os jovens, o UFO Point. Durante o dia ele funciona como um restaurante normal com uma comida de ótima qualidade e com um preço justo. O almoço gira em torno de ARG$ 140,00. Já a noite, o restaurante muda o ambiente e vira uma nightclub, cada dia é um evento diferente, mas aconselho a não perder o evento de quarta-feira. Neste dia, ocorre a festa dedicada aos funcionários do resort. A festa fica lotada e muito animada, vale a pena conhecer. Outra dica para almoçar é o El Brasero, funciona como um “self-service”, um esquema dinâmico similar ao do “Delírio Tropical” (um restaurante carioca). Cuidado somente com uma coisa, as porções são bem generosas e o “hamburguer” é monstruoso (ocupa exatamente a extensão do prato). Em geral o restaurante é OK, você sairá bem alimentado e não pagará muito.


A noite, antes do almoço, costumávamos a ir no Lazo Pool Bar para jogar sinuca e conversar. O bar fivaca a 100m do nosso hotel (Acuario), localizado na base da “pirâmide”. Essa última é a edificação onde se encontram lojas de sport de neve, lojas de chocolate, caixas eletrônicos e uma farmácia, ótimo para quem gosta de fazer compras.

Dica: O Resort distribui uns 3 fotógrafos pela montanha diáriamente. Pergunte a eles onde estarão, cada dia eles ficam em uma pista diferente. As fotos ficam ótimas e vale muito a pena. No final da semana você poderá selecionar as que mais gostou e levar salvas em um CD/Pen-drive.

Onde se Hospedar?


Hotel

Na base da montanha ficam localizados os hoteis, restaurantes e pubs. O vale possui todos os tipos de hotel, desde albergue a hotel 5 estrelas. E caso você opte por um hotel não tão próximo ao centro, não terá problema. Las Leñas oferece um transporte circular gratuito que funciona de7:00am até 1:00am.

Quando eu estive em Las Leñas, fiquei hospedado no Hotel Acuario, ele faz parte da mesma rede de hoteis que o Virgo, Aries e Escorpio, porém eu só tive o prazer de conhecer 3 deles.

O Hotel Acuario sofreu reformas recentemente e possui um ambiente bem agradável. Em 2014 eu reservei um quarto para 5 pessoas, o mesmo tinha 2 andares e vista privilegiada da montanha, um ambiente confortável na medida. Apesar de ele ter somente o básico (sala de estar, bar, restaurante e guarda-esqui) por ele fazer parte da mesma rede, todos os seus hóspedes podem usufruir das instalações do Aries. Contatando a recepcionista, ela chamará um transporte gratuito para que te levará ao Hotel Aries. Um fator que levamos bastante em consideração ao optar por ele, foi a proximidade de tudo. O mesmo fica a poucos metros do “shopping”, restaurantes, pubse principalmente do teleférico.

O Hotel Virgo é classificado como o de 5 estrelas desta rede de hoteis, ele dispôem de saunas, salas de SPA, piscina aquecida (imagem ao lado), vista privilegiada da montanha, entre outras acomodações. Ele se destaca pela arquitetura, pois assim como o Hotel Acuario, ele foi reformado há pouco tempo.

O Hotel Aries é uma versão do Virgo só que com uma arquitetura não tão moderna. Ele possui sala de TV, academia, salão de jogos, piscina aquecida, Jacuzzi, sauna e SPA. Ele não fica tão perto dolift, então eles disponibilizam uma van para levar os hóspedes ao teleférico mais próximo.









Tabela de variação de tarifas na temporada:

Tabela de variação de tarifas com desconto na temporada:

Tabela comparativa:

Obs: Valores com o desconto já aplicado Incluído: - 7 noites de hospedagem (de sábado a sábado); - 2 refeições (café da manhã e jantar); - Acesso a todas a acomodações do hotel e da rede(sauna, piscina, jacuzzi, academia, etc.)

Alojamento

Para quem não está em busca de muito conforto, e uma simples cama já é o suficiente, há opções de albergues como o Hostel Leñas. Este é bem mais barato que os demais já citados. Ele oferece duas opções de quarto, com banheiro compartilhado e com banheiro privativo. De acordo com a tarifa de 2015 o Skiweek para o quarto misto com banheiro compartilhado custa entre USD238,00 à USD 340,00. Já o quarto misto com banheiro privativo custa entre USD 368,00 à USD494,00.

Apesar de ser mais barato, eles não oferecem nenhuma alimentação. O albergue possui cozinha e os hóspedes têm livre acesso a ela. Assim, caso você venha a optar por um albergue, lembre decomprar os alimentos antes de subir para Las Leñas, pois, normalmente o mercadinho nos centros de esqui são bem mais caros que o normal.

Fonte: Las Leñas

Dica: Por experiência própria, indico levar dinheiro em “cash”. No check out do hotel Acuario é preciso pagar por toda a bebida e itens a mais consumidos. Eu e meus amigos estávamos contando com o cartão de crédito, e eles não aceitaram, então tivemos que sacar tudo em um caixa eletrônico as pressas. Somente o cartão do Banco do Brasil conseguiu retirar dinheiro. Resumindo, leve sempre dinheiro vivo para efetuar o check out.


Como Chegar? Partindo do Brasil tem-se duas possibilidades, optar pelo vôo com destino a San Rafael (AFA) ou para Mendonza (MDZ). O que irá influenciar na escolha é o valor da passagem e o tempo de viagem entre a cidade escolhida e o centro de esqui. A passagem para San Rafael normalmente é mais cara que Mendonza, uma diferença que oscila entorno de R$300,00. A viagem com partida em San Rafael fica entorno de 2 horas e 30min, já com a partida em Mendonza, 5 horas.

San Rafael Quando eu fui à Las Leñas em Julho de 2014, eu optei por fazer o translado por San Rafael. Não há muitas opções de vôos entre Buenos Aires e San Rafael, somente um por dia. Para não cometer o erro que eu e os meus amigos cometemos, de ficar sem meio de transporte, agende com uma agência ou até mesmo com o hotel para te buscar no aeroporto. Eu sugiro o AtuelTravel, com eles você também poderá reservar o transporte para Las Leñas. Em 2014, o trajeto entre o hotel e Las Lenãs era ARG $300,00 por pessoa. Hoje, de acordo com a cotação de 2015, a viagem com partida em San Rafael custa ARG $400,00.

Uma opção mais barata é ir de ônibus pela CATA ou Iselin. Esta última, a passagem custa ARG$79,20 por trecho, com a ida saindo de San Rafael às 10:00am e o trecho de volta saindo de LasLeñas 2:00pm.

Me hospedei no Hotel Tower INN para passar a noite, já que eu tinha chegado em San Rafael na sexta-feira e a minha subida para o centro era às 7h da manhã de sábado. O hotel fica na rua principal (Av. Hipólito Yrigoyen), próximo a caixas eletrônicos, supermercado e lojas de esporte de neve. A diária custou USD 90,00.


Obs.: Quando eu fui para Las Leñas eu optei por San Rafael, paguei na passagem aérea R$1900,00(com taxas) e USD 40,00 no transporte entre o hotel e o resort.

Mendoza Não tive o prazer de conhecer Mendoza mas aparentemente, a cidade é mais movimentada que SanRafael e oferece uma maior variedade pontos turísticos. Ela não é visada somente por turistas que têm como destino final a cordilheira. Lá você poderá aproveitar para passar um ou dois dias e conhecer as adegas e vinícolas da região. Para chegar em Las Leñas uma opção mais em conta é utilizar ônibus de viagem. A viagem custaARG $90,00 e o ônibus sai do terminal de Mendoza diáriamente às 1:30am, chegando em Las Leñasas 8:00am. O trecho inverso custa ARG $90,00 e sai do centro de esqui às 5:00pm, chegando emMendoza 11:45pm. Caso queira comprar a sua passagem pela internet acesse o site CATA Internacional ou Iselin. De acordo com a tarifa de 2014, a CATA faz o transporte diário deixando Mendoza às 2:00am e chegando em Las Leñas às8:00am por USD $30,00 o trecho.

Onde Alugar Equipamento? Em frente ao teleférico Minerva há o Snowrental, e na Cabaña Del Esquiador há outra loja de skirental.

Para evitar a dor de cabeça de em cima da hora você ter que ir correndo no rental, você poderá fazer a reserva por email, alquilercentral@laslenas.com, que funciona entre 8:30 e 17:30. Assim você não correrá o risco de ficar com o “resto”, já que o skiweek começa no sábado e o fluxo de turista é intenso.


Como Aprender? Las Leñas é muito bem estruturada quando o quesito é aula de esqui e snowboard. Um total de 200 professores distribuídos por todos os tipos de aulas. Para o público infantil há as aulas “escolas”, para os adultos há aulas particulares e em grupos. Há também a opção por optar por modalidades e área destinada, como freestyle, freeride, aulas regulares ou fora de pista.

Quando estive por lá, encontrei no meio da montanha um instrutor que parecia ser muito bom com manobras de Freestyle, perguntei o nome dele e pedi para ele me dar aula. Desta forma eu acabei não seguindo o cronograma certinho do resort, que seria, reservar uma aula e aleatoriamente eles selecionariam um instrutor. O que eu fiz foi pular essa etapa, e ao fazer a reserva já citei o nome do professor, o Federico, ex-atleta profissional de snowbaord. Não anotei quanto custou a aula e o site também não divulgou a cotação de 2014, mas eu localizei os valores para a temporada de 2015 Aulas para Adultos:

Argentina
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Chile
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Estados Unidos
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivos
Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Vimeo Social Icon
bottom of page